Uma bomba explode em uma loja cheia de lojas e muitos comerciantes precisam de assistência rápida -- felizmente, esse cenário só existe na tela do computador. Essa crise virtual, usada para treinar pessoas para situações de emergência, é parte de uma categoria dos chamados “games sérios”, que vêm ganhando espaço na indústria dos jogos.
"Triage Training", o jogo que simula essa explosão no centro comercial, foi criado por uma subsidiária do grupo Blitz Game na Inglaterra. O objetivo é mostrar essa situação da forma mais realista possível e, a julgar pelas cenas, os desenvolvedores conseguiram.
Em uma das situações, um homem grita por socorro, uma ambulância dispara sua sirene, é possível ver vidros quebrados e também latas de lixo viradas. Nesse cenário caótico, o jogador precisa realizar com agilidade diversas atividades -- checar se a vítima está respirando e conferir sua pulsação, por exemplo – antes de se atender o próximo ferido.
“O jogo funciona em tempo real. Se você não cuidar do que deve rápido o bastante, as vítimas morrem”, disse Mary Matthews, diretor de desenvolvimento da Blitz Truism. “É assustador.” O jogo foi criado em seis meses com a ajuda do Instituto dos Jogos Sérios (SGI, na sigla em inglês) e, de acordo com Matthews, já foi testado por diversos potenciais clientes.
“Isso é o que se chama de um jogo de treinamento estruturado”, afirmou David Wortley, diretor do SFI, que trabalha para aproximar clientes dos projetos de jogos sérios.
O instituto também desenvolve um modelo tridimensional de Londres para ajudar no treinamento de trabalhadores de emergência e bombeiros. A meta é testar o quanto a cidade está preparada para responder a um ataque a bomba. Segundo Wortley, é muito mais barato fazer esse tipo de treinamento no mundo virtual do que no real.
Nenhum comentário:
Postar um comentário