O ministro das Comunicações, Hélio Costa, admitiu hoje a vulnerabilidade do sistema de transmissão de dados e de acesso à internet.
– O sistema, lamentavelmente, é vulnerável. Isso já aconteceu em outros países. Não é a primeira vez que acontece no mundo. Já aconteceu nos Estados Unidos, na Europa e, infelizmente agora, em São Paulo. Temos que estar preparados sempre com a rede B, mas, infelizmente, a rede B também falhou em São Paulo – afirmou o ministro, ao comentar a pane no sistema de transmissão de dados da companhia Telefônica, que ficou fora do ar por 24 horas no Estado.
Segundo o ministro, ainda não se pode falar em punição nesse caso, porque, até agora, não foi identificada a causa do problema:
– Não podemos ainda afirmar absolutamente nada, porque não se tem nenhuma notícia do que causou essa pane. Estamos aguardando pronunciamentos técnicos da Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações].
Hélio Costa disse que não há risco de ocorrência de caso semelhante em outros grandes centros, com Rio de Janeiro e Belo Horizonte, porque há uma espécie de plano B, que seria uma linha para atender a esse tipo de emergência.
O sistema de transmissão de dados da Telefônica, que foi plenamente restabelecido às 23h de ontem, impediu os acessos de 2,4 milhões de assinantes ao sistema de internet. Diversos serviços à população foram prejudicados.
O ministro informou que conversou com o presidente da Telefônica, Antônio Carlos Valente, que reconheceu a deficiência do sistema durante 24 horas e se disse pronto para receber todas as reclamações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário