quarta-feira, 30 de julho de 2008

Microsoft exibe computador esférico

Após Surface e Touch Wall, Microsoft exibe computador com display em forma de esfera sensível ao toque.

A Microsoft revelou mais um projeto que torna o PC operável por meio de toques e movimentos das mãos.

Antes, a companhia já havia estreado o Surface, mesa que reconhece movimentos e já é vendida comercialmente para empresas, e o Touch Wall, um PC para uso doméstico que permite realizar operações – como mudar a faixa de uma música ou rodar um vídeo – apenas fazendo gestos com as mãos. O Touch Wall projeta imagens na parede.

Agora, a Microsoft revelou um projeto feito em parceria com a empresa Global Imagination que cria um PC em uma esfera.

Os princípios de operação são similares aos do Surface. Com toques sobre a superfície, é possível executar arquivos, mover fotos, abrir documentos e realizar outras operações.

Por seu formato esférico, o Microsoft Sphere, como já é chamado o PC redondo, é ideal para projetar mapas do mundo e mostrar fenônemos naturais, como as mudanças da luz na Terra ao longo do dia e o movimento do planeta no universo.

Testes com o Microsoft Sphere mostram imagens da Nasa projetadas no computador. Um vídeo com imagens do computador em funcionamento foi postado no YouTube.

A Microsoft não tem planos de vender o PC esférico no curto prazo.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Cientistas descobrem a origem das Auroras Boreais

Utilizando os cinco satélites da missão Themis e mais uma rede de 20 observatórios terrestres, localizados ao longo do Canadá e do Alaska, os cientistas finalmente desvendaram o mistério do magnífico espetáculo das Auroras Boreais.

Sua origem está em explosões de energia magnética que ocorrem a um terço da distância entre a Terra e a Lua, explosões estas que alimentam subtempestades que causam brilhos repentinos e rápidos movimentos da Aurora Boreal, também conhecidas como Luzes do Norte (Ártico) e Luzes do Sul (Antártica).

O elemento fundamental do fenômeno é um processo chamado reconexão magnética, um processo bastante comum e que ocorre por todo o Universo quando linhas de campos magnéticos sob pressão assumem repentinamente um novo formato, tal como uma borracha que tenha sido esticada além do seu ponto de ruptura.

– Nós descobrimos o que faz as Luzes do Norte dançarem – disse o professor Vassilis Angelopoulos, da Universidade da Califórnia, e coordenador dos estudos.

Efeitos das tempestades espaciais

A descoberta tem grande interesse para a indústria de telecomunicações e de distribuição de energia elétrica. As subtempestades freqüentemente acompanham intensas tempestades espaciais que podem interromper as comunicações de rádio e os sinais de GPS, além de causar quedas no fornecimento de energia.

Agora que resolveram o mistério de onde, quando e como as subtempestades ocorrem, os pesquisadores poderão construir modelos mais realísticos e prever a intensidade e os efeitos de cada subtempestade.

Lançados em Fevereiro de 2007, os cinco satélites idênticos da missão Themis (Time History of Events and Macroscale Interactions during Substorms) alinham-se uma vez a cada quatro dias ao longo da linha do Equador e fazem observações sincronizadas com os 20 observatórios terrestres.

Cada estação terrestre utiliza um magnetômetro e uma câmera apontada para cima para determinar onde e quando uma subtempestade boreal vai começar. Os instrumentos medem a luz das auroras por meio de partículas fluindo ao longo do campo magnético da Terra e das correntes elétricas que essas partículas geram.

Durante cada alinhamento, os satélites capturam dados que permitem aos cientistas apontar com precisão onde, quando e como as subtempestades medidas pelo observatórios terrestres se desenvolveram no espaço.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Microsoft dá um trote nos usuários para mudar imagem do Vista

A Microsoft apelou para um trote numa tentativa de mudar a imagem do Windows Vista, considerado um fiasco pela não aceitação entre os usuários do sistema operacional anterior, o Windows XP.

Segundo o site CNet News, funcionários da empresa viajaram até São Francisco, na Califórnia, na última semana, e convocaram várias pessoas que ainda usam o XP.

Os usuários foram filmados enquanto falavam sobre suas impressões (negativas) em relação ao Vista, e depois foram apresentadas a um "novo" sistema operacional, o Mojave. Mais de 90% deram feedback positivo em relação ao produto para depois descobrirem que o Mojave era na verdade o próprio Vista.

O resultado animou executivos da empresa, que estão trabalhando em estratégias para diminuir a rejeição ao produto. O CNet News diz que o Mojave é uma das estratégias da Microsoft para melhorar a imagem do Vista. A empresa pretende gastar alguns milhões de dólares em publicidade em todo o mundo para divulgar o produto.

Conforme o Globo Online, executivos da Microsoft acreditam que os problemas do sistema operacional são principalmente de "percepção", e culpam campanhas anti-Vista da Apple pela situação.

Em um memorando interno, Steve Ballmer, o homem forte da empresa, disse que "nas próximas semanas nós vamos lançar uma campanha para resolver quaisquer dúvidas que os consumidores ainda tenham sobre o Vista".

Os vídeos da campanha do Mojave só foram mostrados por enquanto para jornalistas do site CNet News. Segundo O Globo, eles devem ser divulgados em breve, mas ainda não há uma data definida.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Google lança concorrente à Wikipedia

O Google anunciou, ontem, o lançamento do Knol, um serviço concorrente da enciclopédia virtual Wikipedia, onde os usuários poderão escrever artigos sobre diferentes temas, mas, desta vez, assinados.

O Knol permitirá ainda aos autores ficar com parte do lucro dos artigos publicados na página, o que o Google espera que incentive os internautas a participar.

O serviço, limitado até agora a um pequeno grupo de convidados, foi aberto ontem ao grande público com centenas de artigos sobre temas tão variados quanto obstrução - publicado por um professor da universidade de San Francisco - ou a melhor forma de instalar uma torneira.

O Google espera aumentar, em breve, este número e se aproximar da Wikipedia, que começou a funcionar há sete anos e, hoje, conta com mais de 6 milhões de artigos em vários idiomas.

Cedric Dupont, gerente de produto encarregado do Knol, disse que a maioria do serviço está disponível só em inglês, mas acrescentou que o Google espera que todo o conteúdo apareça em outros idiomas em pouco tempo.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Intercâmbio exige preparação

Uma viagem de estudos ao exterior requer um preparo que vai além da escolha de um curso e de um destino. É preciso informação e planejamento, porque a viagem começa muito antes de se colocar o pé na estrada - ou na sala de embarque. Quanto mais dados você reunir sobre o local que pretende morar, menos chances de entrar em choque com alguma diferença cultural. Antes de tudo, é preciso ter disponibilidade para o novo. "Quem vai fazer intercâmbio está abraçando a diversidade", diz Claudia Martins, gerente de comunicação do STB.

O intercambista já dá algumas pistas do que pode agüentar em termos de mudanças. "Alguém que não gosta de frio e só pode viajar em janeiro, certamente não será enviado ao Canadá pela STB", exemplifica Claudia, "assim como uma pessoa que gosta de balada, bares e cinema não deve ir para uma pacata cidade do interior".

Apesar desse cuidado, Claudia diz que nada substitui o ímpeto do próprio viajante de buscar conhecer previamente o lugar para onde vai. "Se informar antes traz duas vantagens: saber ir para onde os turistas vão e para onde não vão", afirma. Isso porque geralmente as recordações mais especiais são desses lugares que são conhecidos por poucos, mas freqüentados pelos "locais".

A psicóloga Cristina Giacomet, que faz reuniões mensais preparatórias para os futuros intercambistas da World Study, destaca a importância de seguir algumas orientações:

- Estar disponível para o novo. O que é diferente não significa melhor ou pior.

- Ter atitude pró-ativa, buscar interagir com o grupo, se relacionar com as pessoas, ter disposição para resolver os problemas. Quando a pessoa chega a um novo lugar, é ela que deve se esforçar para buscar a integração.

- Ser responsável por suas atitudes. O intercambista é um "embaixador" do Brasil no exterior. É responsável pela imagem do País lá fora, por isso é imprescindível bom humor, gentileza, confiança e motivação.

- Sempre perguntar quando não sabe como é a cultura local. Por exemplo, na Europa, o tempo do banho é mais curto do que no Brasil. Até a questão do horário em que o banheiro estará disponível deve ser combinada.

- Ser solícito e disponível, ter a mente aberta.

- Ter paciência consigo mesmo e com os outros. A situação de um viajante é ambivalente: há ganhos e perdas. Por isso, não adianta irritar-se e desanimar se o idioma é mais difícil do que se imaginava ou se as pessoas têm costumes diferentes. Isso tudo faz parte do aprendizado.

Cristina explica ainda que há etapas distintas para quem faz intercâmbio: são as fases do choque cultural. Primeiro a pré-partida, quando há ansiedade pelo novo, o viajante sai rodeado pelo carinho da família e dos amigos. Depois, vem a euforia com a chegada, com os atrativos da nova cultura. A terceira etapa é quando a pessoa começa a ver a realidade, e, às vezes, é diferente do sonho, da expectativa e da idealização, o que pode gerar uma fadiga cultural. Na última fase, o intercambista passa a ter um novo modo de viver, a cultura do novo local passa a fazer mais sentido e isso gera maior confiança, mais segurança e ele se sente mais adaptado.

A psicóloga observa que não há prazos distintos para cada uma dessas etapas, isso depende de cada um. Por isso, ela ensina que se deve preparar a mala e o espírito para tirar o melhor proveito do intercâmbio.

Danamics cria cooler com metal líquido para resfriar PCs

A Danamics anunciou um cooler que realmente pega pesado para refrigerar o desktop. Em vez ventoinhas ou água, o cooler LM10 usa metal líquido para resfriar a CPU.
Segundo a empresa, o modelo é o primeiro a adotar um sistema com metal líquido conduzido por meio de uma bomba eletromagnética. Além de melhores resultados térmicos, a solução teria como vantagem sobre os sistemas de water cooler o fato de não precisar de reservatórios externos ou radiadores para dissipar o calor.
O preço do LM10 não foi divulgado.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Dez curiosidades sobre o Windows XP

O Windows XP deixou de ser vendido no dia 01/Julho. Ele é a versão do Windows de maior sucesso até o momento (pois o Vista foi lançado há somente 18 meses).

Abaixo estão dez curiosidades sobre ele:
1) O Windows XP (XP significa eXPerience) foi desenvolvido pela Microsoft em cerca de dois anos (1999 a 2001), e durante o seu desenvolvimento ele tinha o codinome Whistler. Seu lançamento oficial foi no dia 25/Out/2001.

2) Embora alguns considerem que existam apenas duas versões dele (Home e Professional), na prática existem onze versões do Windows XP:
1. Windows XP Home Edition
2. Windows XP Professional Edition
3. Windows XP Media Center Edition
4. Windows XP Tablet PC Edition
5. Windows XP 64-bits para Itanium
6. Windows XP 64-bits para x86-64
7. Windows XP Embedded
8. Windows XP Starter Edition
vendido somente em alguns países (incluindo o Brasil)
9. Windows XP N
versão vendido na Europa, sem o Windows Media Player
10. Windows XP K
versão vendida na Coréia, sem o Windows Media Player
11. Windows XP KN
versão vendida na Coréia, sem Windows Media Player e Messenger

3) Em janeiro de 2006 já haviam sido vendidos mais de 400 milhões de cópias do Windows XP.

4) As dez principais novidades do XP eram:

1. Nova interface gráfica
2. Fim do DLL Hell (várias versões de DLL)
3. Sistema de Ativação
4. Restauração de Driver
5. Troca Rápida de Usuários
6. ClearType
7. Desktop Remoto
8. Suporte a redes sem fio
9. Restauração do sistema
10. Criptografia de dados

5) A conhecida imagem de fundo Bliss do Windows XP (um morro gramado com nuvens no fundo) é uma fotografia do Napa Valley, na California

6) A configuração mínima para se trabalhar com o Windows XP era um computador com processador de 300Mhz, 128 Mb RAM e apenas 1,5 GB de espaço em disco.


7) Houveram cinco Service Packs para o Windows XP: 
1. Service Pack 1, que foi lançado em 09/Set/2002
2. Service Pack 1a, que foi lançado em 03/Fev/2003 e não continha o Java Virtual Machine
3. Service Pack 2, lançado em 06/Ago/2004
4. Service Pack 2a, lançado em 10/Set/2007 somente para OEM
5. Service Pack 3, lançado em 21/Abr/2008

8) O Service Pack 3 contém 1.174 correções de bugs.

9) O Windows XP será suportado até o dia 08/Abril/2014, ou seja, quase 13 anos após o seu lançamento.

10) Cerca de um ano após o seu lançamento, muitos ainda duvidavam do sucesso do Windows XP, pois consideravam "um absurdo" ele ser mais lento do que o Windows 98, além de exigir computador mais potente e ter diversos problemas de compatibilidade com as aplicações da época. Atualmente o Windows Vista é criticado pelos mesmos motivos :)

segunda-feira, 21 de julho de 2008

A banda larga vem por WiMAX

Como as empresas brasileiras estão começando a usar a versão prévia da Internet sem fio de alta velocidade.

Pelo telefone, o empresário paulista Eladio Paniagua Junior recebeu mais uma daquelas ofertas para mudar de banda larga. A proposta era tentadora. O pacote com banda larga e telefone fixo oferecido pela Embratel custava menos da metade do plano que sua empresa, a locadora de veículos Point, já usava. De 400 reais mensais, ele passaria a desembolsar 179 reais por um link de 1 Mbps e mais quatro linhas fixas. Paniagua desconfiou, mas decidiu experimentar. “Paguei pelos dois serviços durante seis meses com receio de ficar sem banda larga”, diz. O serviço funcionou bem e ele acabou dando adeus à banda larga anterior.

A Point é uma das raras empresas brasileiras que já usam o WiMAX, uma das tecnologias mais promissoras para acesso rápido e sem fio à internet, mas que ainda não foi regulamentada no Brasil. No futuro, notebooks e outros dispositivos móveis virão prontos para esse tipo de conexão, como acontece hoje com o Wi-Fi. E com a vantagem de que dará para acessar o sinal em áreas de grande alcance, mesmo em movimento — por exemplo, dentro de um carro ou de um trem.

Por enquanto, o WiMAX está sendo empregado em instalações fixas, sem a prometida mobilidade. No caso da Point, o cabo coaxial que era usado para acesso à internet foi trocado por uma conexão via sinal de rádio, vindo de uma antena a menos de 1 quilômetro dali. Um modem próximo a uma janela recebe o sinal e o retransmite à loja, que fica na região central de São Paulo. São dez computadores conectados, além do notebook de Paniagua, que fica ligado por Wi-Fi. Dona de uma frota de 200 carros, a Point tem duas lojas em São Paulo e filiais em Curitiba e Salvador.

VELOCIDADE LIMITADA

Paniagua diz que um problema do WiMAX ainda é a limitação na velocidade da conexão. Na Embratel, os planos são de, no máximo, 2 Mbps — velocidade tímida se comparada aos 10 Mbps oferecidos por operadoras ADSL, 12 Mbps no cabo e aos 30 Mbps da rede de fibra óptica da Telefônica, que já funciona em São Paulo. Nominalmente, as velocidades do WiMAX podem chegar a 75 Mbps, e cada antena pode cobrir até 9 quilômetros. Mas a Embratel não pretende, por enquanto, oferecer velocidades maiores. “Nosso foco é atingir pequenas e médias empresas que estão fora da cobertura de cabo”, diz Maurício Vergani, diretor-executivo da Embratel Empresas. Segundo ele, cada antena comporta até 400 usuários num raio de 1 quilômetro.

A Embratel tem licença para operar na faixa de freqüências de rádio de 3,5 GHz, que poderia ser usada para acesso móvel. Mesmo assim, a empresa não tem planos para oferecer o WiMAX móvel ou o nomádico, ou seja, com mobilidade restrita. Como outras operadoras, a Embratel aguarda a regulamentação desses serviços pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A agência ainda precisa fazer o leilão das freqüências de 3,5 GHz e 10 GHz, que deverão ser ocupadas pelo WiMAX. Esse leilão está prometido para ocorrer desde 2006, mas ações na Justiça vêm causando sucessivos atrasos.

WiMAX NO NOTEBOOK

Alguns dos interessados nesse mercado, no entanto, adotam um discurso que vai na contramão da indefinição do WiMAX no Brasil. É o caso da Intel e da Motorola. Uma nova geração de chips da Intel, conhecida como Montevina, vai integrar o acesso à internet via WiMAX aos notebooks e a outros dispositivos móveis. “A previsão é de trazer os primeiros produtos dessa série no início do ano que vem”, afirma Elaine Nucci, diretora de conectividade da Intel. Da mesma forma, a Motorola corre para homologar, no Brasil, seus equipamentos para WiMAX.

Operadoras como a Telefônica oferecem a versão prévia do WiMAX a seus clientes corporativos em locais onde o cabo não chega. A Brasil Telecom, que começou com projetos pontuais para empresas, resolveu aguardar as definições da Anatel para voltar a falar sobre o tema. Já a Neovia, que provê acesso à internet no estado de São Paulo, vem empregando essa tecnologia em algumas conexões residenciais.

NAS AGÊNCIAS DO BRADESCO

Há também companhias usando WiMAX internamente, para interconectar suas unidades. O Bradesco, por exemplo, fez um projeto piloto com três agências, que foram ligadas à sede do banco, em Osasco, na Grande São Paulo. O resultado foi positivo, e agora 14 agências vão usar essa tecnologia para se comunicar com os computadores centrais da instituição financeira. Já a Casas Bahia usa a rede WiMAX da Diveo para a comunicação entre os escritórios e a fábrica de móveis da empresa, em São Caetano do Sul.

O setor público conta com projetos adiantados, como o da prefeitura de Belo Horizonte, que interligou parte de suas secretarias usando essa tecnologia. Na vertente da inclusão digital aparece o projeto de Parintins, município localizado à beira do rio Amazonas. Lá, o WiMAX leva a banda larga à prefeitura, às escolas e aos centros de saúde. Também permite oferecer acesso público gratuito à internet por meio de uma rede Wi-Fi instalada numa praça. “Hoje são quatro antenas espalhadas pela cidade, mas colocaremos mais 25 até o fim do ano para chegar a lugares que ainda não são conectados, inclusive nas áreas rurais”, diz Rafael Rodrigues Prado, técnico de informática da Prefeitura de Parintins.

WiMAX NOS AUTOMÓVEIS

A montadora Chrysler anunciou que iniciará, em breve, a produção de carros com WiMAX integrado nos Estados Unidos. Lá, a estréia comercial do WiMAX móvel está prevista para este ano. Os carros terão computador de bordo com funções de GPS e com a conexão sem fio. O aparelho vai receber imagens, informações meteorológicas e de trânsito, avisos de compromissos, e-mail e opções de compras online.

domingo, 20 de julho de 2008

'Games sérios' ensinam jogadores a agir durante atentados

Uma bomba explode em uma loja cheia de lojas e muitos comerciantes precisam de assistência rápida -- felizmente, esse cenário só existe na tela do computador. Essa crise virtual, usada para treinar pessoas para situações de emergência, é parte de uma categoria dos chamados “games sérios”, que vêm ganhando espaço na indústria dos jogos.

"Triage Training", o jogo que simula essa explosão no centro comercial, foi criado por uma subsidiária do grupo Blitz Game na Inglaterra. O objetivo é mostrar essa situação da forma mais realista possível e, a julgar pelas cenas, os desenvolvedores conseguiram.
Em uma das situações, um homem grita por socorro, uma ambulância dispara sua sirene, é possível ver vidros quebrados e também latas de lixo viradas. Nesse cenário caótico, o jogador precisa realizar com agilidade diversas atividades -- checar se a vítima está respirando e conferir sua pulsação, por exemplo – antes de se atender o próximo ferido.
“O jogo funciona em tempo real. Se você não cuidar do que deve rápido o bastante, as vítimas morrem”, disse Mary Matthews, diretor de desenvolvimento da Blitz Truism. “É assustador.” O jogo foi criado em seis meses com a ajuda do Instituto dos Jogos Sérios (SGI, na sigla em inglês) e, de acordo com Matthews, já foi testado por diversos potenciais clientes.
“Isso é o que se chama de um jogo de treinamento estruturado”, afirmou David Wortley, diretor do SFI, que trabalha para aproximar clientes dos projetos de jogos sérios.
O instituto também desenvolve um modelo tridimensional de Londres para ajudar no treinamento de trabalhadores de emergência e bombeiros. A meta é testar o quanto a cidade está preparada para responder a um ataque a bomba. Segundo Wortley, é muito mais barato fazer esse tipo de treinamento no mundo virtual do que no real.

sábado, 19 de julho de 2008

Universidade ensinará a hackear chip

Uma universidade holandesa que planeja publicar detalhes de como hackear um chip feito pela NXP, usado em milhões de bilhetes eletrônicos para entrada em prédios e sistemas de transporte público, obteve aval da justiça em julgamento realizado nesta sexta-feira (18/07).

A fabricante do chip alegou que a publicação ajudaria criminosos a invadirem sistemas de segurança e a cometerem fraudes no transporte público.

O tribunal, entretanto, afirmou que o direito da Universidade de divulgar as informações era parte do direito de liberdade de expressão, e que a disseminação do estudo poderia facilitar a descoberta de uma forma para resolver o problema.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Spam oferece filme com Angelina Jolie nua

Uma nova onda de spams promete vídeo com a atriz nua para levar a vítima a instalar um cavalo-de-tróia.

Segundo a empresa de segurança BitDefender, o usuário recebe mensagens que oferecem um “filme” para download. O arquivo é “vide-nude-anjelina.avi.exe”, que na verdade contém o cavalo-de-tróia Trojan.Agent.GGZ. Trata-se de um malware que se instala no PC e pode baixar outros programas maliciosos, deixando a máquina à mercê de crackers.

Para sugerir veracidade ao esquema, a mensagem de fato exibe uma foto da atriz e o texto se apresenta como enviado por uma iniciativa do MSN. Na análise da BitDefender, os spammers com isso tentam enganar ao mesmo tempo o usuário e as ferramentas anti-spam, que não descartam imediatamente uma mensagem supostamente enviada pela MSN.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Java será tema de encontro em São Paulo

São Paulo irá sediar, nos dias 25 e 26 de julho, o evento The Developer's Conference 2008 (TDC), maior encontro da comunidade independente de Java no País.

Cerca de 500 pessoas devem se reunir para debater e trocar experiências. Entre os participantes estão diferentes profissionais da área, como gerentes e gestores, líderes de equipes e de projetos, programadores,  arquitetos, analistas de testes, além de coordenadores e professores universitários.

Esta, que é a segunda edição do evento, terá palestrantes internacionais como Ed Burns, um dos maiores especialistas em JavaServer Faces e Ajax do mundo; Reza Rahman, membro do expert group de EBJ 3.1; e Burr Sutter, gerente técnico de Plataforma SOA da JBoss, uma divisão da RedHat.

Os dois dias do evento terão palestras sobre Java corporativo, processos e metodologias. Mais informações podem ser obtidas em thedevelopersconference.com.br.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Hacker abre iPhone 3G

Brasileiro que desbloqueou iPhone 3G diz que desejava mostrar a criatividade dos hackers brasileiros.

O programador de 25 anos Breno MacMasi e seu amigo Paulo Stool, 22, conseguiram desbloquear o iPhone 3G antes de famosos grupos hackers, como o iPhoneDevTeam - que também apresentou solução para desbloqueio, porém horas depois.

Breno, que possui uma pequena empresa de manutenção de iPhones, disse que trabalhou dois dias em parceria com seu amigo Paulo para chegar a uma solução para abrir o telefone 3G da Apple.

“Fiquei um pouco chateado com a repercussão. Nos Estados Unidos, eu seria um herói, mas aqui estão me tratando como um picareta”, diz Breno, que se tornou uma referência internacional após abrir o telefone da Apple.

Os sites estrangeiros Gizmodo e Engadget publicaram notas com links para seu vídeo exibindo o iPhone 3G funcionar com um chip da TIM.

Para abrir o telefone da Apple, Breno e Paulo estudaram o firmware 2.0 do iPhone 3G desde a quinta-feira (10), quando o aplicativo vazou na web, antes mesmo do início das vendas do aparelho nas lojas dos Estados Unidos, Europa e Ásia.

“Como tínhamos experiência com a versão anterior do iPhone, foi um pouco mais fácil para nós, mas só conseguimos por as mãos num telefone 3G na manhã de segunda feira. Pegamos um aparelho 3G de 8GB comprado nos Estados Unidos”, conta Breno.

Os hackers dizem que usaram uma solução de software e hardware para abrir o aparelho. Além do trabalho de programação, é preciso aplicar um adaptador no chip brasileiro. “Usamos um TurboSIM modificado, é uma espécie de película que aplicamos no chip para fazê-lo funcionar no telefone”, diz Breno.

O hacker diz que não sabe mais se vai oferecer serviços de desbloqueio, pois ficou chateado com a repercussão do desbloqueio, que ele considerou às vezes negativa para ele. “Já recebi e-mails com ameaças. Vou avaliar bem como agir”, diz.

Breno conta que seu desejo era “mostrar que o brasileiro pode ser tão ágil e criativo quando os hackers americanos”. “Meu objetivo é mostrar que temos criatividade e, se possível, arrumar um emprego formal numa empresa de tecnologia”, conta.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Microsoft quer vencer o PlayStation na guerra dos consoles com novo Xbox 360

A Microsoft apresentou ontem o novo Xbox 360 e anunciou que venderá mais que o PlayStation, da Sony, graças a uma maior interatividade, à oferta de filmes e ao esperado Final Fantasy XIII. A gigante de informática americana redesenhou o software de sua plataforma de jogos para dar um golpe de efeito às concorrentes japonesas Sony e Nintendo a partir do último trimestre do ano.

– A nova experiência Xbox oferecerá mais conteúdos que podem ser encontrados nos dispositivos que se conectam à televisão – disse Don Mattrick, vice-presidente de Interactive Entertainment Business da Microsoft, na apresentação que abriu o congresso E3 Media & Business Summit, de Los Angeles.

A próxima geração do Xbox permitirá ao usuário criar sua própria identidade na rede em forma de avatar  - personagem que representa o jogador - que lhe identificará no mundo virtual do Xbox Live.

Este sistema oferecerá a possibilidade de que pessoas de qualquer lugar do mundo, através de um Xbox ligado à internet, possam compartilhar fotografias em tempo real ou competir com o avatar em concursos especialmente pensados para este dispositivo.

A estratégia da Microsoft para os próximos anos passa por renovar o conceito de videogame, e transformar o Xbox num passatempo para jogar em comunidade.

Programas para demonstrar as habilidades como artista musical, como Lips ou Rock Band 2 - onde o Guns N'Roses estreará o primeiro single do álbum Chinese Democracy -, ou o inovador You're in the Movies, onde os participantes se transformarão em atores de um curta-metragem, fazem parte da estratégia.

Essa proposta tenta roubar do Wii, da Nintendo, a fatia de mercado referente à interatividade.

Outra das surpresas do evento foi a irrupção do famoso jogo Final Fantasy no Xbox.

O 13º jogo da saga foi a aposta da Microsoft para a Europa e a América do Norte, onde Sony e o PlayStation terão que dividir o monopólio do que até agora era um de seus jogos de referência.

Ao Final Fantasy XIII se somarão, neste ano e no próximo, Gears of War 2, Resident Evil 5, Fable II, e episódios do Grand Theft Auto IV.

– O Xbox venderá mais consoles no mundo todo que o PlayStation3, por um preço mais competitivo e uma melhor experiência na rede – afirmou Mattrick, que destacou que a companhia já faturou US$ 1 bilhão desde 2005 por download de conteúdos da internet.

A Microsoft confirmou os rumores que antecipavam uma aliança com a Netflix, uma empresa americana que funciona como um videoclube por correio. Este acordo permitirá aos donos de um Xbox, e ao mesmo tempo usuários do Netflix, ter acesso aos milhares de filmes desta empresa através da internet.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Vai um bafômetro aí?

Bafometro

Entre R$ 6 mil e R$ 7 mil custa o bafômetro utilizado pela polícia no Brasil. Mas, por muito menos, é possível comprar similares pela internet. O único detalhe é que esses modelos não têm a precisão dos equipamentos dos agentes de fiscalização. Muitos deles não são aferidos pelo Inmetro.

Em um site de compra e venda, ontem, era possível encontrar 51 bafômetros. De R$ 1 a R$ 699, os valores se diferenciam pela capacidade de detectar o nível de álcool. Alguns são até descartáveis: usa-se apenas uma vez.De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Estado, são cada vez mais comuns ligações de interessados em comprar o bafômetro.

– A maioria é dono de bar que pergunta onde comprar e quanto custa. Costumamos explicar que a PRF tem o seu aparelho, que é aferido pelo Inmetro, e que nenhum outro valerá no caso de uma abordagem policial – diz Jorge Nunes, da assessoria de comunicação da PRF no Estado.

Os aparelhos utilizados pela PRF foram importados dos Estados Unidos em 2006, após uma licitação. São utilizados também no mercado inglês.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Cavalo-de-tróia ataca arquivos MP3

Um novo cavalo-de-tróia ataca redes de compartilhamento P2P e infecta arquivos MP3, WMA e WMV, entre outros.

Segundo a empresa Secure Computing, o invasor, batizado como Trojan.ASF.Hijacker.gen, infecta arquivos de mídia na máquina da vítima, usando o ASF (Advanced Systems Format), formato da Microsoft para streaming de áudio e vídeo. O ASF é parte das definições Windows Media.

Quando o usuário tenta executar um arquivo infectado, abre-se uma caixa de diálogo que lhe pede que lhe pede para rodar um codec que estaria faltando para ser possível abrir o arquivo. Nesse momento, outros programas maliciosos são instalados.

O Hijacker.gen é capaz de converter arquivos MP2 e MP3 para WMA. Nos arquivos de áudio convertidos, fica injetado o comando nocivo que redireciona o Windows Media Player para solicitar o download do falso codec. O arquivo depois passa a ser executado normalmente, para que o usuário não desconfie, mas o cavalo-de-tróia já está ativo no sistema.

Ao infectar arquivos de mídia, o objetivo dos autores do Hijacker.gen é disseminá-lo em redes P2P. Portanto, é preciso ter cuidado com arquivos MP3.

Conheça algumas características do novo iPhone

Novo_iPhone_3G

O aparelho terá GPS e tecnologia 3G. De acordo com os testes da Apple, a tecnologia 3G implementada no iPhone aumenta a velocidade de downloads em 3,6 vezes em relação ao sistema EDGE, utilizado na versão anterior do telefone.

O design também mudou: o iPhone agora tem a parte traseira em plástico – preto ou branco –, e ficou mais fino nas bordas. Os aparelhos com 8 GB de capacidade de armazenamento serão vendidos apenas em preto. Os de 16 GB, nas duas opções. Lançado originalmente a US$ 599, o iPhone de 8 GB teve seu preço reduzido para US$ 199. A versão de 16 GB custará US$ 299.

A bateria do novo modelo tem duração maior que a de seu antecessor. Serão 300 horas em standby, cinco horas de conversação em 3G, cinco horas de navegação na internet em 3G, sete horas de exibição de vídeos ou 24 horas na função de tocador digital. O telefone também terá um sistema para que o usuário possa acessar seus e-mails, agendas, calendários e seus contatos de qualquer equipamento eletrônico ligado à internet. Batizado de MobileMe, o programa reproduz a lista de contatos do e-mail em um servidor. Armazenados nos servidores da Apple, os dados podem ser acessados pela internet. Também é possível salvar fotos e vídeos no MobileMe. O serviço, no entanto, não será gratuito: o custo é de US$ 99 por ano.

O upgrade para o iPhone 2.0 será gratuito para donos do telefone, e custará US$ 9,99 para usuários do iPod Touch. O download será feito apenas pela App Store, loja virtual da Apple, que passa agora a estar disponível em 62 países. As informações são do G1.

No total, 70 países, – incluíndo o Brasil – receberão o novo telefone até o fim do ano. Felizardos 22 países terão o produto disponível já a partir de 11 de julho: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Hong Kong, Irlanda, Itália, Japão, México, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, Reino Unido, Suécia e Suíça. A Claro, que já anunciou que trará o telefone para o Brasil, não divulgou a data de lançamento.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Bug em plug-in do IE cede controle do PC

Falha num controle ActiveX do Microsoft Access permite a invasão remota da máquina do usuário.

O problema localiza-se no controle Snapshot Viewer, um plug-in para o Internet Explorer acessar arquivos de dados estáticos do Access, versões 2000, 2002 e 2003. A falha não existe no Access 2007. Se explorada, essa brecha dá ao invasor o mesmo nível de direitos do usuário ativo e a possibilidade de executar código no sistema.

O controle ActiveX para o Snapshot Viewer permite a leitura de relatórios (snapshots) do Access sem a presença do aplicativo. Segundo a Microsoft, a falha pode ser explorada mediante a construção de uma página web especial. Quando o usuário visitar essa página, a falha leva à execução remota de código na máquina vulnerável.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Pioneer desenvolve disco óptico com capacidade de até 400GB

A Pioneer desenvolveu um disco óptico que poderá armazenar até 400 GB (gigabytes) de dados. O novo disco reúne 16 camadas, cada uma com 25 GB de capacidade, no formato tradicional de disco óptico de 12 centímetros de diâmetro.

Os novos discos usam tecnologia similar ao Blu-ray Disc, portanto os discos Pioneer poderão ser usados em leitores de Blu-Ray convencionais.

A própria Pioneer não planeja produzir os discos comercialmente, mas já negocia com fabricantes de discos. A tecnologia está quase pronta para comercialização, segundo Michiko Kadoi, porta-voz da empresa em Tóquio.

Atualmente, a mídia de maior capacidade do mercado – um Blu-ray de duas camadas – oferece no máximo 50 GB de armazenamento.

terça-feira, 8 de julho de 2008

OpenSocial estréia quinta no orkut

Após atrasos, plataforma de mini-aplicativos para redes sociais estreia na versão brasileira do orkut.

A plataforma OpenSocial, criada pelo Google e adotada também pelo Yahoo! e pelo MySpace, deverá finalmente ficar disponível para usuários brasileiros.

O lançamento permitirá que pequenas aplicações, como jogos, calendários e enquetes personalizadas, sejam adicionadas ao perfil dos usuários.

Há pelo menos três meses, essas aplicações já estavam disponíveis para usuários que cadastravam a Estônia como seu país natal. Na Índia, as aplicações do OpenSocial também já estavam disponível.

De acordo com o Google, o lançamento para a versão brasileira do site foi atrasado por que a base de usuários aqui é muito maior, e eventuais problemas seriam mais complicados de serem resolvidos.

A informação foi dada pelo blog dos desenvolvedores do orkut e deve ser confirmada pelo Google amanhã. Antes desse anúncio, a empresa já protelou a chegada do OpenSocial ao orkut dos brasileiros por duas vezes. Uma em fevereiro e uma no mês passado.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Ministro das Comunicações admite vulnerabilidade do sistema de internet

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, admitiu hoje a vulnerabilidade do sistema de transmissão de dados e de acesso à internet.

– O sistema, lamentavelmente, é vulnerável. Isso já aconteceu em outros países. Não é a primeira vez que acontece no mundo. Já aconteceu nos Estados Unidos, na Europa e, infelizmente agora, em São Paulo. Temos que estar preparados sempre com a rede B, mas, infelizmente, a rede B também falhou em São Paulo – afirmou o ministro, ao comentar a pane no sistema de transmissão de dados da companhia Telefônica, que ficou fora do ar por 24 horas no Estado.

Segundo o ministro, ainda não se pode falar em punição nesse caso, porque, até agora, não foi identificada a causa do problema:

– Não podemos ainda afirmar absolutamente nada, porque não se tem nenhuma notícia do que causou essa pane. Estamos aguardando pronunciamentos técnicos da Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações].

Hélio Costa disse que não há risco de ocorrência de caso semelhante em outros grandes centros, com Rio de Janeiro e Belo Horizonte, porque há uma espécie de plano B, que seria uma linha para atender a esse tipo de emergência.

O sistema de transmissão de dados da Telefônica, que foi plenamente restabelecido às 23h de ontem, impediu os acessos de 2,4 milhões de assinantes ao sistema de internet. Diversos serviços à população foram prejudicados.

O ministro informou que conversou com o presidente da Telefônica, Antônio Carlos Valente, que reconheceu a deficiência do sistema durante 24 horas e se disse pronto para receber todas as reclamações.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Vendas de notebooks atingem 32 milhões no 1º trimestre de 2008

O número de notebooks vendidos mundialmente no primeiro trimestre de 2008 cresceu 35%, atingindo a marca de 32 milhões de unidades, segundo pesquisa da DisplaySearch, empresa de análise e consultoria de mercado internacional. Este crescimento fez com que fabricantes como Apple, Asus, Dell, HP, Lenovo e Acer atingissem grande taxa de crescimento nas vendas no período.

A HP manteve sua liderança, atingindo 20% do mercado mundial no segmento e venceu os rivais em cinco das seis regiões inclusas na pesquisa. Este foi o sétimo trimestre consecutivo no qual a HP alcançou o primeiro lugar na venda de notebooks, alcançando quase dois milhões de unidades a mais que a Dell, segunda colocada.

Segundo a análise da DisplaySearch, o crescimento na participação de mercado das principais marcas se deve à migração dos consumidores para os computadores portáteis. As marcas mais estabelecidas no mercado de varejo têm tido mais sucesso. Além disso, as marcas voltadas a pequenas e médias empresas, tanto com linhas dedicadas como o Vostro, da Dell ou através de uma estratégia no revendedor, como a da Acer, têm potencial de liderar o segmento de notebooks de agora em diante. A Dell alcançou 15,1% de participação no mercado de notebooks, a Acer, terceira colocada, marcou 14,6% (com a inclusão das marcas Gateway e Packard Bell) e a quarta colocada foi a Toshiba, com 9,3% do mercado no primeiro trimestre de 2008.

A consultoria declarou que não mudou suas previsões na venda de notebooks para este ano e que espera que o número passe de 135 milhões de unidades, impulsionado principalmente pelos ultraportáteis, cujas vendas cresceram 70% em relação ao trimestre anterior, logo após a Asus apresentar o seu Eee PC.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Falso antivírus é vendido no site do PlayStation

Uma brecha no site norte-americano do PlayStation está sendo utilizada para aplicação de um golpe. Hackers ofereçam uma varredura de vírus no PC das vítimas, indicam a existência de um vírus falso e oferecem a venda de um antivírus que na verdade não serve para nada. Segundo a empresa de segurança Sophos, que identificou o golpe, o objetivo é assustar os internautas com um alerta de segurança, para fazer com que eles gastem dinheiro em um software inútil.

O ataque está relacionado aos jogos SingStar Pop e God of War. Quando o usuário acessa as páginas de promoção desses jogos específicos, os códigos inseridos pelos hackers oferecem uma varredura no computador. Como resultado, eles dizem que a máquina está infectada com diversos códigos maliciosos e oferecem o falso antivírus para combater o problema. Aqueles que concordarem com a aquisição acabam passando suas informações de cartão de crédito para os golpistas.

A Sophos disse já ter contatado a Sony, mas o site continua apresentando o problema.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

BrT instala orelhões em ônibus no Sul

A Brasil Telecom está instalando telefônes públicos em ônibus em Porto Alegre.

A companhia vai instalar um aparelho que usa rede de celular em 350 ônibus da capital gaúcha.

Segundo Carlos Watanabe, diretor-adjunto de desenvolvimento de negócios e videocomunicação da Brasil Telecom, a companhia decidiu adotar o modelo depois de testá-lo por um ano em 20 ônibus da mesma cidade.

De acordo com pesquisa feita pela Brasil Telecom com 300 pessoas que utilizaram o sistema, 82 por cento deles disseram que usariam novamente o aparelho. Do total de entrevistados, 75 por cento têm costume de usar o orelhão de rua e 59 por cento têm o hábito de carregar consigo um cartão telefônico. Além disso, 90 por cento dos entrevistados disseram ter celular, dos quais 74 por cento possuem um pré-pago.

A tecnologia para o Telefone Comunitário Móvel (TCM) foi desenvolvida pela PV Inova, empresa incubada no Instituto Gênesis da PUC-Rio. Os aparelhos instalados nos ônibus são fabricados pela Icatel. Para ligar, o usuário utiliza o mesmo cartão do telefone público convencional.

Watanabe explica que está nos planos da Brasil Telecom estender a opção para além da capital gaúcha, mas isso "vai depender da aceitação do mercado". Segundo ele, "a resposta inicial foi muito boa" nessa primeira cidade.

A companhia opera em 10 Estados das regiões Norte, Centro-Oeste e Sul do Brasil.

Antes de Porto Alegre, a PV Inova já havia exposto o modelo do telefone público móvel em linhas de ônibus que atenderam aos jogos Pan-Americanos, realizados em 2007 no Rio de Janeiro.

Watanabe afirmou que, por usar uma rede celular, o TCM terá um preço de minuto "mais barato que o do pré-pago e um pouco mais caro que o do telefone público convencional", mas não revelou a cifra.

A tecnologia móvel vai permitir que, diferentemente dos telefones convencionais, o TCM envie mensagens de texto, o que poderá ser conveniente quando o passageiro estiver atrasado para um compromisso, citou o executivo, ou quando um motorista precisar avisar outro da mesma frota sobre um acidente.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Microsoft deixa de vender Windows XP

A Microsoft deixou de distribuir nesta segunda o sistema operacional Windows XP aos principais fabricantes de computadores e grandes estabelecimentos comerciais. A empresa continuará disponibilizando o produto apenas a fabricantes menores.

Através do site do Windows XP, a empresa reconheceu que a decisão foi difícil, mas reiterou que seu "compromisso com a inovação" a obrigou a substituir esse sistema operacional pelo Vista, lançado em 2007. No ano passado, a Microsoft teve de adiar o início da "aposentadoria" do Windows XP diante da rejeição de muitos consumidores, tanto individuais quanto corporativos, em substituir o sistema operacional.

Mudança gradual

De acordo com o plano estabelecido pela Microsoft, ela deixará de fornecer os discos do Windows XP a lojas para venda a pessoas físicas. Mas estes estabelecimentos continuarão vendendo cópias do programa até que se esgotem suas reservas. A Microsoft também deixará de fornecer o sistema operacional para que grandes fabricantes como Dell, HP e Lenovo instalem nos sistemas que vendem a empresas e indivíduos.

Outros fabricantes menores de PC continuarão recebendo o XP para instalação até janeiro de 2009. Além disso, a Microsoft distribuirá o Windows XP Home até junho de 2010 para sua instalação em computadores de capacidade reduzida (netbooks) e os de baixo custo.