Devem se iniciar no final desta semana os testes com o Kumo, atualização do serviço de buscas da Microsoft, o Live Search. A informação é do site especializado em tecnologia CNet News. Os testes se realizarão apenas internamente, com um grupo de funcionários da empresa.
Conforme memorando interno que vazou na internet, as pesquisas de alguns usuários serão redirecionadas do Live Search para o Kumo, numa tentativa de aumentar o tráfego e o uso do buscador.
– Nós precisamos muito do seu retorno – escreveu Satya Nadella, da equipe de desenvolvimento do Kumo.
As especulações sobre a mudança de nome do serviço, e de um upgrade, se iniciaram com um post no Twitter por Barney Pell (@barneyp), evangelista e estrategista de buscas da Microsoft. O nome, Kumo, não foi revelado via Twitter, mas já se sabia que o serviço de buscas da gigante da informática passaria por uma atualização e ganharia uma nova marca.
– Barney estava se referindo a um ambiente de testes interno. Nós não temos condições de dizer o que vai chegar ao mercado, ou quando – disse um representante da MS ao Cnet.
No site BoomTown, reproduções das telas com o Kumo foram publicadas, mostrando a interface da ferramenta em testes. Numa delas, a busca pela cantora country Taylor Swift gera um meno à esquerda dos resultados permitindo ao usuário filtrar a pesquisa por imagens, canções, letras de músicas, biografia, música, álbuns e vídeos, sinalizando uma mudança na navegação dos resutlados.
Logo abaixo, na imagem, surgem as buscas relacionadas ao termo principal. O último item traz o histórico das buscas. Visualmente, a maior mudança parece ser este menu, gerado à esquerda, organizando as buscas. Algo inédito, desta forma, nos principais portais de busca.
Nas outras imagens, as buscas são pelo Audi S8 e por Bose Lifestyle 48. Em todos os casos o menu da esquerda tem os itens alterados, de acordo com o termo informado na busca.
Segundo Kara Swisher, do BoomTown, o nome ainda não está confirmado. A palavra Kumo, em japonês, explica Kara, tem dois significados: nuvem e aranha.
Atualmente, a Microsoft é a terceira no mercado de buscas dos Estados Unidos, com 8,5% de todas as pesquisas na internet. O Google é o líder absoluto, com 63% das buscas em sua ferramenta. Entre eles, o Yahoo! tem 21% do mercado.
Não foram fornecidas informações sobre as expectativas com relação à performance do novo buscador da Microsoft.
Nenhum comentário:
Postar um comentário