segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

John Lennon promove inclusão digital

JohnLennon_campanha_inclusao_digital

Quase 30 anos depois da sua morte, o ex-Beatle John Lennon deve aparecer em uma propaganda da fundação One Laptop Per Child (OLCP, Um Laptop por Criança), que promove a inclusão digital de crianças de países em desenvolvimento.

Voz e imagem de Lennon foram autorizadas pela viúva Yoko Ono, segundo o site MME.

A fundação, oriunda do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, fornece computadores ao custo de US$ 200, abastecidas a energia solar, a países pobres em que o acesso à tecnologia é difícil.

Na propaganda, que pode ser acessada aqui, Lennon diz: “Imagine que qualquer crianças, não importando onde ela esteja no mundo, pudesse acessar um universo de conhecimentos. Elas teriam uma chance de aprender, de sonhar, de conquistar o que quisessem. Eu tentei fazer isso através da minha música, mas agora você pode fazer isso de um jeito diferente”.

O tempo de transmissão do comercial será doado por estações de TV a cabo nos Estados Unidos. Os computadores da OLPC são conhecidos por XO. Tratam-se de máquinas educacionais baratas, criadas com o objetivo de difundir o conhecimento e novas tecnologias a todas as crianças do mundo.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Tenha um Macinchair

SonicChair_sofaspeaker_Macinchair

Jogue fora o discreto fone de ouvido do seu iPod. Se você é mesmo fã de Apple e de música, o que você precisa é de uma Macinchair.
O sofá funciona como um speaker de verdade. Os cabos para ligar ao computador ou iPod ficam escondidos no interior do estofado. É só conectar e você estará sentado dentro da caixa de som!
O sofá, na verdade, se chama Sonic Chair e foi desenvolvido por uma empresa da Alemanha. A versão adaptada para Macbook custa o equivalente a 21.800 reais. A mais simples, que vem com uma mesinha, custa 'apenas' 18 mil reais.
O sofá pode não combinar com nada da decoração de sua casa, nem parecer tão confortável - além de ser absurdamente caro. Mas, quem precisa de praticidade quando se tem um Mac embutido em um móvel?

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Mozzilla lança atualizações no Firefox

A Fundação Mozzilla lançou uma atualização de seu navegador Firefox, que inclui oito correções para falhas de segurança - três delas consideradas graves, com risco de invasão do PC.

As correções vêm logo depois de serem divulgadas vulnerabilidades perigosas no Internet Explorer 7, da Microsoft.

Além disso, o Firefox 3.0.5 traz novas funcionalidades, como gerenciador de senhas, campo de endereços inteligente, zoom completo e aparência integrada ao sistema. Seu desempenho também foi aprimorado para oferecer maior velocidade de navegação.

O navegador Mozilla Firefox 3.0.5 pode ser baixado gratuitamente pelo atalho http://tiny.cc/DEoeT.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

MP11: uma mentira

Reprodução / 

Com o sucesso dos aparelhos de MP3 (para reprodução de música) e MP4 (para vídeo), vieram o MP5, o MP6... Agora, já tem até MP11. Novas tecnologias no mercado? Nada disso.

MP3 e MP4 realmente existem. São padrões de tecnologias para compactação, respectivamente, de música e vídeo, embora nem todos os chamados MP4 players rodem esse formato de arquivo. Há muitos celulares, por exemplo, que usam formatos de vídeo proprietários.

Do MP5 em diante, no entanto, é tudo jogada de marketing. A cada novo recurso incluído nesses equipamentos portáteis de entretenimento, a numeração sobe. Isso, claro, confunde o consumidor:

– A partir do MP5 é tudo invenção, para dar idéia de que o aparelho tem mais recursos. Começaram a surgir produtos vindos da China com esses nomes. Há muita falsificação, marcas pequenas. Não se vê os fabricantes mais conhecidos chamando seus players disso – observa o coordenador do Instituto de Informática da Unisinos, Cristiano Costa.

De MP5 são chamados no mercado informal os aparelhos que, além de tocar música e vídeo, têm câmera digital. Se o equipamento ainda for um celular, vira MP6. Também não há uma padronização. Cada fabricante ou vendedor tem sua própria classificação.

– Um pode falar que o seu MP7 tem TV digital, o outro que é com um segundo chip de celular. Não há uma definição – comenta o professor Almir Meira, da Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap).

Segundo Meira, estão sendo chamados de MP11 os aparelhos que reúnem um smartphone com rede Wi-Fi (para internet sem fio), tela touchscreen (sensível ao toque) e GPS (localização por satélite), entre outros recursos. Em sites brasileiros, há falsificações do iPhone sendo vendidas como MP11. O produto, chamado descaradamente de Hiphone, conta com o recurso “shake control”, que troca a música com um movimento lateral no aparelho.

– O consumidor precisa tomar cuidado – alerta o professor Raul Weber, do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Meira, da Fiap, pondera que alguns desses produtos têm procedência duvidosa. Por isso, recomenda que se opte por equipamentos que ofereçam assistência técnica no país e manual em português. O ideal é escolher marcas mais conhecidas, exigir nota fiscal e garantia.

– Se for optar por marcas desconhecidas, fique ciente dos riscos – adverte.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Indicação de site sem minha permissão

Eu me cadastrei no www.feederss.com.br/ a mais ou menos um mês,  lá eu cadastrei todos os meus blogs e mandava os posts. Normal para um site indexador de blogs.

Hoje fui surpreendida por um e-mail, na caixa postal de meu trabalho, com indicação e um convite que eu estava fazendo a mim mesma, para me cadastrar neste site.

Abri meus e-mails particulares e o mesmo e-mail com o convite, mas o desagradável foi receber e-mails de amigos me perguntando o que era aquilo.

Concluí que todos os e-mails saíram de minha caixa postal, sem minha permissão e o pior sem a permissão de ninguém: VERDADEIRAMENTE SPAM.

Mas, minha surpresa não parou por aí. Entrei no referido site Feeds e RSS, não encontrei a opção de excluir minha conta, nem de trocar meu e-mail. Com relação aos posts cadastrados, tem a opção Excluir, mas não funciona.

Esta experiência me fez lembrar dos ensinamentos de minha mãe: - cuidado, muito cuidado com os estranhos. E dos conselhos de um grande amigo (que considero irmão de coração): - Tenha cuidado ao te cadastrares em algum site.

Por isto, resolvi transformar esta experiência em uma postagem, alertando a todos para tomarem cuidado com as propagandas, as promessas, e principalmente com suas senhas.

Eu mesma já postei aqui sobre um gerenciador de senhas, para mantê-las num pendrive, criar uma senha para  cada  conta, é muito mais seguro, e memorizar somente uma, que é a deste gerenciador:(http://luciacosta-lucosta.blogspot.com/2008/11/keepass-todas-suas-senhas-num-pendrive.html)

Como podem ver, "casa de ferreiro, espeto de pau". Mas com esta "aula" na prática, aprendi a lição.

 

Pesquisa facilitará uso de Wi-Fi em metrôs

Divulgação / 

A disseminação das redes Wi-Fi, bem como a iminência da proliferação das redes Wi-Max, estão finalmente tornando realidade o antigo sonho do acesso universal à internet - pelo menos em termos espaciais.

Com os usuários cada vez mais "mal-acostumados" com esse acesso disseminado, o Metrô e os trens não podem ficar de fora. Contudo, existiam ainda sérios problemas técnicos a serem solucionados para que a internet pudesse chegar não apenas às estações - o que já é possível hoje - mas também aos trens durante as viagens.

Agora, pesquisadores da Universidade de York, na Inglaterra, resolveram esses problemas.

– Nossa pesquisa mostra que é muito fácil para os operadores de trens oferecem uma grande gama de serviços de internet e de mídia ao vivo muito mais amplamente e a um custo menor – diz o Dr. John Thornton.

A fim de oferecerem serviços de internet em qualquer local, os trens precisam ser equipados com uma pequena antena parabólica, semelhante às utilizadas para recepção de TV por assinatura. Esta antena é responsável tanto pela transmissão (upstream) quanto pela recepção (downstream) dos sinais a partir de um satélite de comunicações.

O problema é que esta antena só pode ser instalada em um pequeno número de rotas onde há espaço suficiente entre o teto do vagão e o teto dos túneis e os cabos elétricos. Tecnologias que não utilizam satélites até agora não se mostraram viáveis.

A solução encontrada pela equipe do Dr. Thornton está em um novo tipo de antena, que ele chama de "lente", dada a sua capacidade de captação dos sinais. A antena de satélite para trens tem o formato de um domo, ou hemisfério.

O domo é feito de plástico comum e é capaz de rastrear mais de um satélite ao mesmo tempo, oferecendo maior confiabilidade para as conexões.

O equipamento ainda está em fase de protótipo, mas o pesquisador afirma que seu custo de fabricação deverá ser muito baixo. A Universidade patenteou as inovações incluídas no sistema e espera licenciar a antena para a indústria.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Cem dólares, Netbook com banda larga 3G

Divulgação, Acer / 

A rede de vendas RadioShack será a primeira varejista dos Estados Unidos a oferecer um netbook com internet 3G sem fio integrada. Os clientes que comprarem o Acer Aspire One que assinarem contrato de dois anos com a operadora AT&T levarão o minilaptop por US% 99,99 – plano de US$ 60 mensais.

Uma vez ativado, o netbook terá conexão em qualquer lugar da rede da AT&T.

– Muitas pessoas estão aproveitando a portabilidade internacionalmente por preços viáveis – disse o vice-presidente da rede de lojas Peter Whitsett.

O computador portátil, que pesa pouco mais de um quilo, tem 1GB de memória RAM, 160 GB de HD, leitores de cartão de memória e roda o sistema operacional Windows XP. A tela tem 9,8 polegadas, Wi-Fi (802.11b/g), webcam incorporada e processador Intel Atom.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Correções do Vista chega em abril

reprodução

O Service Pack 2 (SP2) do Windows Vista deve começar a ser distribuído em abril do ano que vem. A previsão é do site TechARP.com, que no começo deste ano antecipou os lançamentos do SP3 do Windows XP e do SP1 do Vista.

Antes, em fevereiro, a Microsoft deve lançar uma versão beta final do pacote de correções apenas para testadores. A empresa ainda não divulgou oficialmente uma data para disponibilizar a versão definitiva.

Segundo a ComputerWorld, o SP2 irá atualizar tanto o Vista quanto o Windows Server 2008 (versão corporativa do sistema). Ele vai incluir o Search 4, suporte ao Bluetooth 2.1 e aos discos Blu-ray - alguns recursos já estão disponíveis para download individual.

O SP1 do Vista será pré-requisito para a instalação do novo pacote.