segunda-feira, 17 de novembro de 2008

KeePass: todas suas senhas num pendrive

Messenger, orkut, e-mail pessoal, e-mail do trabalho, site da operadora do celular, fotolog, home-banking, loja virtual, fórum... quase todos os sites e serviços online importantes te pedem uma senha.

Por isso, a menos que você tenha uma memória privilegiada, é preciso escolher entre duas técnicas: usar sempre a mesma combinação login/password (correndo um risco enorme) ou então pedir ajuda a um gerenciador de senhas, como o gratuito KeePass Password Safe.

Primeiro e mais importante: o programa é muito seguro. Ele guarda uma lista com todas as suas senhas usando criptografia no padrão AES (Advanced Encryption Standard). Assim, você precisa memorizar apenas uma senha-mestra, que protege todas as outras. Não é preciso instalar o programa. Você pode deixá-lo em um pendrive e usá-lo em qualquer máquina com Windows.

Fácil de usar e gratuito, o KeePass divide as senhas por categorias como Internet, HomeBanking e Windows. Mas também tem um campo de busca, caso você esqueça onde guardou aquela senha.  O programa também é útil para fazer backup das suas senhas. Você pode exportar os dados em TXT, HTML, XML e CSV Files

Se tudo isso não basta para deixar você tranqüilo em relação à segurança de suas senhas, você ainda pode usar as funções avançadas do KeePass, como o “Strong Random Password Generator”, que cria seqüências de caracteres aleatórios para serem usadas como senhas, e a opção para criar datas de validade para as suas senhas, em que o KeePass agenda uma data para te avisar que um password deve ser trocado.

O KeePass ainda pode ser melhorado com uma penca de plugins, todos gratuitos.  Entre os aditivos disponíveis, há opções para sincronização de dados e uma barra de ferramentas especial. 

Para baixar o KeePass, faça o download pelo Baixaki

Nenhum comentário: