terça-feira, 4 de novembro de 2008

Cerimônia de lançamento da TV Digital em Porto Alegre ocorre nesta terça

A TV Digital vira realidade na Grande Porto Alegre a partir desta terça, quando a RBSTV  começa a operar com o novo sinal, no canal 34 em UHF. A cerimônia de lançamento oficial será realizada na sede da emissora, em Porto Alegre, a partir das 19h30min, com a presença do presidente do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, do Ministro das Comunicações, Hélio Costa, e do vice-presidente das Organizações Globo, João Roberto Marinho.
Antes, à tarde, a partir das 16h30min, o ministro Hélio Costa fará a assinatura dos Termos de Consignação dos Canais do Sistema Brasileiro de Televisão Digital, no Memorial do Rio Grande do Sul. O evento terá transmissão ao vivo da TVCOM.
Na quarta, uma edição especial do Jornal do Almoço terá transmissão ao vivo da frente do Mercado Público, no centro de Porto Alegre, a partir das 11h30min.
Neste primeiro momento, a área de cobertura da nova tecnologia será Porto Alegre e Grande Porto Alegre. Até o final deste mês, o sinal digital chegará a Florianópolis (SC). Gradativamente, as demais regiões do RS e de SC serão contempladas.
A RBS TV Porto Alegre passou por uma transformação para entrar na era digital. Alguns departamentos foram duplicados, para continuar atendendo à transmissão analógica (que ficará no ar até 2016) e agregar a programação digitalizada.
Agora há, por exemplo, dois parques de transmissão, com dois transmissores e duas antenas instaladas no alto da torre de 105 metros no Morro da Polícia, na Capital. A área de abrangência do sinal digitalizado é praticamente o mesmo do sinal analógico, cobrindo municípios da Grande Porto Alegre.

Nenhum comentário: