quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Windows 7 virá com mais transparências e deve rodar em minilaptops

Detalhes do novo sistema operacional da Microsoft foram revelados em evento para programadores - Reprodução Ars Technica

Novos detalhes do Windows 7 emergiram no evento que a Microsoft realiza até esta quinta com desenvolvedores nos Estados Unidos. Entre as novidades estão a interface touch screen do sistema operacional e o gerenciamento de janelas. Aparentemente, tudo se combina por um Windows que rode em netbooks.

Segundo o site Engadget, o Windows 7 abusa das transparências para facilitar o acesso a janelas. É possível ler informações em uma das janelas sem interagir com elas. Quando o usuário passa o ponteiro do mouse sobre os ícones da janela na barra de tarefas, ela automaticamente fica visível sob as transparências das janelas anteriores.

Também é possível tornar todas as janelas completamente transparentes, exibindo apenas a moldura, e tendo uma visão completa do desktop, onde estão os gadgets, já que a barra lateral foi abolida.

Os ícones da barra de tarefas foram ampliados, e o clique com o botão direito em um deles abre uma caixa de diálogo chamada de “jump list”, onde aparecem arquivos e opções de configuração do aplicativo selecionado.

Redimensionar as janelas funciona pelo modo de arrasto. Quando deslocadas para a metade de cima da tela, são maximizadas, quando para a metade de baixo, minimizadas. Às laterais, as janelas ocupam meia tela. A alteração também facilita a vida dos usuários de netbooks, cujos trackpads são pouco maiores que uma borracha escolar.

Além disso, os ícones ficam 25% maiores no modo touch screen, o que facilita o manuseio - literalmente - com os dedos.

Corrobora para a hipótese de um Windows para ultraportáteis o fato de a demonstração de algumas aplicações ter sido feita em netbook, por um dos executivos da MS, Steve Sinofsky. Ele utilizou um ultraportátil não identificado com processador de 1 Ghz e 1GB de RAM.

Do site Ars Tecnica vem a tranqüilizadora notícia de que programas que rodavam bem nas versões anteriores do Windows devem se manter assim no novo Windows.

O botão iniciar continua no mesmo lugar, juntamente com a clássica opção “Todos os programas”, e atalhos para os softwares usados mais recentemente.

Mudanças ocorrem também no Explorer. A Microsoft traz um novo conceito, chamado bibliotecas. Ele exibe documentos por tipo (fotos, músicas, planilhas) sem exigir do usuário acessar a pasta em que se encontram.

Um comentário:

Anônimo disse...

Lucia, publiquei um post que considero polêmico: PAI RICO PAI POBRE QUEBRAM AS BOLSAS MUNDIAIS. Gostaria de contar com o prestígio do seu comentário sobre este post em nosso Blog.