Spammers vêm aproveitando o interesse crescente de internautas sobre os casos de gripe suína para forjar mensagens com falsos medicamentos, afirmou a McAfee nesta segunda-feira (27/04).
O número de mensagens indesejadas com assuntos que se referem a supostas vítimas da gripe nos Estados Unidos ou celebridades que teriam contraído a doença teve aumento expressivo, segundo Dave Marcus, diretor de pesquisa sobre segurança da McAfee.
"Este é o mesmo padrão que vimos pelo último ano", afirmou Marcus, notando que o registro de domínios que incluem o termo "suíno" na URL aumentou 30 vezes, enquanto a busca pelas palavras "gripe" ou "suíno" em inglês também apresentaram aumento substancial.
"Na manhã desta segunda-feira, spams relacionados à gripe representavam 2% de todas as mensagens", afirmou Marcus. "Compare (o número) ao de ontem, quando você não via nenhuma mensagem".
Links nos spams levam a sites que vendem remédios, que existem, segundo Marcus, apenas para vender medicamentos adulterados ou colher informações financeiras de consumidores ingênuos.
Outro pesquisador da McAfee, Chris Barton, afirmou que espera que os sites farmacêuticos comecem a anunciar promoções envolvendo o Oseltamivir, remédio antiviral prescrito para combater o vírus influenza, responsável pela gripe suína.
A consultoria Sophos também notou o aumento nos spams relacionados à doença. Em post no blog da empresa, o pesquisador Frase Howard escreveu: "Surpreso? Não deveríamos estar. É apenas mais um dia de trabalho para spammers. Vasculhar sites de notícias por histórias que possam ser usadas em campanhas é uma ação comum muito fácil de ser automatizada".
Não existem evidências ainda de que os responsáveis por malwares tenham embarcado na histeria que cerca a doença para tentarem infectar usuários, afirmou Marcus. "Ainda não vimos, mas não seria uma surpresa total se isso acontecesse".
A gripe suína ganhou os noticiários nas últimas semanas com os primeiros casos registrados no México se alastrando inicialmente para países vizinhos, como Estados Unidos e Canadá.
Nesta semana, já são dois os países europeus que confirmam casos da doença: Espanha e Reino Unido.
terça-feira, 28 de abril de 2009
Aumento de spam com a gripe suína
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá Lúcia!
Gostamos do seu post, e ele é um dos destaques de hoje aqui na home do Blogblogs =)
Confira ainda hoje!
Abraços,
Equipe Blogblogs
Olá Lucia, tudo bem?
Sou Giovanna Carvalho da Edelman, agência de comunicação da Symantec.
Realmente, como você disse, é grande a quantidade de e-mails maliciosos envolvendo o tema "gripe suína". Os criminosos digitais tiram proveito do momento de dúvida que a população atravessa para infiltrar suas ameaças com mais facilidade.
Algumas dicas são importantes observar para se proteger:
- Somente abra anexos de e-mail esperados e provenientes de remetentes confiáveis
- Instale um software de filtragem/bloqueio de spams
- Se você suspeitar que um e-mail é spam, não responda, apenas exclua-o
Caso deseje mais informações estou à disposição pelo e-mail giovanna.carvalho@edelman.com
Um abraço.
Postar um comentário