Oito vezes mais rápido. Esta é uma das diferenças entre a tecnologia 3.0 e a 2.0 do Bluetooth. O novo padrão foi anunciado nesta terça pelo Grupo de Interesse Especial (SIG, na sigla em inglês), responsável pela tecnologia.
A vazão, ou quantidade de dados transferida pelo Bluetooth, passa de 3MB para 24MB, graças ao protocolo de rádio 802.11.
Segundo o diretor executivo do grupo, Michael Foley, os usuários experimentarão taxas entre 22MB e 26MB ao utilizarem equipamentos com a tecnologia. A previsão é de produtos com Bluetooth 3.0 no mercado num prazo de nove a 12 meses.
Os primeiros dispositivos, segundo a Computerworld, devem ser computadores, celulares e TVs.
Com o novo padrão, usuários poderão transferir dados com uma velocidade alta sem a necessidade de conexão a uma rede Wi-Fi ou numa porta USB. Será possível, por exemplo, transmitir imagens diretamente da câmera digital, ou celular, para a TV, sem a necessidade de se utilizar cabos.
Além da velocidade maior, o Bluetooth promete uma conexão mais estável, sem interferências quando o dispositivo estiver encoberto por um material – bolso da calça, por exemplo – e aproveitamento melhor da bateria, para compensar o consumo da vazão aumentada.
Bluetooth é uma especificação industrial para áreas de redes pessoais sem fio que provê uma maneira de conectar e trocar informações entre dispositivos como telefones celulares, notebooks, computadores, impressoras, câmeras digitais e consoles de videogames digitais através de uma frequência de rádio de curto alcance globalmente não licenciada e segura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário