Quando o assunto é segurança da informação, normalmente se pensa primeiro em computador. Porém, o assunto também tem se tornado uma preocupação para fabricantes de dispositivos móveis.
Uma pesquisa feita pela McAfee apontou que, além de enfrentarem um número maior de problemas, essas companhias estão gastando mais tempo e dinheiro com a recuperação de incidentes.
Cerca de metade das 30 empresas entrevistadas reportou infecções por malware móvel, ataques por comando de voz e spam, problemas com aplicativos de outros fornecedores ou ocorrências que causaram problemas de capacidade de rede.
Além disso, 48% das fabricantes concordaram que o custo da correção dos dispositivos afetados afetou consideravelmente seus negócios. Três quartos (75%) avaliam que as operadoras e os fabricantes deveriam arcar com o custo da segurança, enquanto apenas 12% acreditam que os usuários devem tomar parte nas medidas de segurança.
“As tentativas de tornar os sistemas móveis mais abertos para aplicações de terceiros já demonstraram sinais de sucesso, embora os ataques às redes e aos dispositivos móveis continuem se aprimorando em termos de complexidade e sofisticação”, explicou Victor Kouznetsov, vice-presidente sênior da McAfee Mobile Security. “Isso aumenta as preocupações quanto à segurança dos atuais e futuros serviços”, completou.
Uma vez descoberto o problema, 48% dos fabricantes consideram que aplicar patches e correções nos dispositivos é uma atividade cara. Além disso, há o impacto negativo do incidente para a marca ou imagem da empresa, citado por 36% das empresas participantes. Outros 32% disseram que os problemas de segurança causaram perdas de credibilidade ou queda na satisfação dos usuários.
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