quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Cresce vendas de computadores

As vendas de computadores em 2009 cresceram 5,2%, em todo o mundo, em relação ao ano anterior, segundo pesquisa divulgada pela consultoria Gartner nesta quinta-feira (14/1) com dados preliminares do mercado mundial. Ao todo, foram comercializados 305,8 milhões de PCs no ano passado, contra 290,7 milhões de 2008.

O quarto trimestre de 2009 apresentou o melhor desempenho entre trimestres dos últimos sete anos, segundo a consultoria, com vendas superiores a 90 milhões de unidades. Houve avanço de 22,1% nas vendas de PCs no período, em comparação ao quarto trimestre de 2008, quando foram comercializadas 73,7 milhões de máquinas.

O desempenho positivo foi impulsionado por dispositivos móveis de baixo custo, como notebooks e netbooks, já que a crise econômica deixou os compradores extremamente sensíveis a preço. O lançamento do Windows 7, em outubro, é visto pela consultoria como uma boa ferramenta de marketing para o varejo, mas não foi um fator determinante para impulsionar as vendas.

A América Latina apresentou crescimento de 42,7% na venda de computadores no quarto trimestre de 2009, na comparação com igual período de 2008, quando os resultados foram baixos, avalia o Gartner. Na região, os preços de netbooks continuaram a cair e este tipo de equipamento ganhou mais espaço nas vendas do setor como um todo.

O total de computadores vendidos nos Estados Unidos foi de 19,8 milhões de unidades, número 26,5% superior a 2008. Já na  Europa, Oriente Médio e Ásia o crescimento foi de 3,6%.

A Acer, terceira colocada em 2008, ganhou 41,5% de market share no quarto trimestre de 2009 e superou a Dell, alcançando a vice-liderança, com 13,5% do mercado. A HP como primeira colocada, com 19,8% de participação de mercado no trimestre - crescimento de market share de 24,9% na comparação ano a ano.
Já a Dell, com aumento de apenas 5,7% em sua participação de mercado no último trimestre do ano passado em comparação ao mesmo período de 2008, fechou 2009 com 11,5% do mercado.

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